Pesquisar
Close this search box.

Pequenas empresas: grandes geradoras de empregos

Facebook
Twitter
LinkedIn
O setor de serviços é o que mais emprega nos pequenos negócios – Foto: rawpixel.com

Os pequenos negócios foram responsáveis por 76% dos postos de trabalho criados em abril de 2023, com um total de 136,3 mil vagas.

No acumulado do período de janeiro a abril de 2023, foram geradas 705,7 mil novas oportunidades no Brasil.

As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 540,5 mil dessas vagas, representando 76% do saldo total.

Apenas o setor de serviços dos pequenos negócios gerou, nesse período, 312,3 mil vagas.
As médias e grandes empresas geraram 83,2 mil novos postos de trabalho, o equivalente a 11,7% do total de vagas criadas no período de janeiro a abril de 2023.

Os dados foram consolidados pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, comentou: “Mais uma vez, o segmento mostra a sua importância para a redução do desemprego e fome no país. Após o impulsionamento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, a expectativa é que o resultado seja ainda melhor nos próximos meses e que um número maior de novos postos seja criado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRIVACIDADE - Quando você faz um comentário, publicamos apenas sua avaliação dos textos e seu nome. Seu e-mail não é divulgado, nem repassado para terceiros.

Serenidade e felicidade: como alcançar bem-estar emocional sustentável

Neste artigo, exploramos a busca pela felicidade na perspectiva de renomados filósofos como Norberto Bobbio e Luc Ferry, enfatizando a importância da serenidade como um estado mais sustentável e realista de bem-estar emocional. Discutimos como a serenidade, um equilíbrio interior perante as adversidades, pode ser cultivada através de práticas como mindfulness, meditação, exercícios físicos e manutenção de relações significativas. Também destacamos insights da psicologia positiva e da neurociência, sugerindo que a felicidade deriva da combinação de emoções positivas, engajamento, relações profundas, propósito e realização. Este enfoque holístico sugere que, embora a felicidade possa ser efêmera, a serenidade é um alicerce firme para uma vida plena e satisfatória.

Leia mais »